Pública completa 7 anos fortalecendo o funcionalismo público brasileiro

Apesar da curta existência, a entidade já conquistou muitos feitos

Em agosto, a Pública Central do Servidor completou 7 anos. A entidade surgiu pela necessidade dos servidores públicos defenderem os seus direitos e reivindicações. Apesar da sua curta existência, a entidade já fez muito pelo funcionalismo público brasileiro. A fundação de uma central exclusiva de servidores e empregados públicos representa um marco na história da representação sindical.

A organização trabalha para que o Estado cumpra o seu papel, enfrente os problemas pelos quais o Brasil está passando e, principalmente, os resolva. Empenhadas em garantir o cumprimento da Constituição, a Pública e outras instituições barraram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 no Congresso Nacional, essa nomeada “Reforma Administrativa”.

“Em sua curta existência, a Pública já contabilizou atuações significativas em matérias que tramitaram e ainda tramitam no Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa. As participações nas frentes parlamentares, audiências públicas e debates com parlamentares elevaram a Central a um novo patamar de representatividade e respeito que a credenciam para ser esta importante instância de representação”, afirma o presidente da Pública Paraná, Wanderci Polaquini.

Para o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, a Pública surgiu em um bom momento. “Enquanto o Governo Federal e Estadual estão tirando direitos dos servidores, a Central vem reforçar o trabalho do nosso Sindicato. O setor privado sempre teve as suas centrais sindicais, mas não tínhamos no serviço público. A Pública chegou para unir os sindicatos e as federações por um único propósito: o bem do servidor público”, disse.

Os Auditores Fiscais, como carreira típica de Estado com precedência constitucional, não poderiam deixar de fazer parte desta importante instância de representação que é a Pública.

“A proximidade com a Pública representa também uma proximidade com as demais carreiras de servidores e carreiras típicas de Estado. Como consequência, a entidade também defende a posição dos Auditores Fiscais nos mais diversos pleitos e demandas. Esse espaço possibilita ao Sindafep levar ao conhecimento das demais categorias os esclarecimentos e informações sobre a importância, essencialidade, capacidade técnica e capacidade de gestão tributária dos integrantes da nossa carreira. Isso valoriza e traz reconhecimento para os Auditores Fiscais perante os demais servidores públicos”, explica Wanderci.

Comemorações de aniversário

Em comemoração ao seu aniversário, a Pública inaugurou a nova sede em Brasília. O evento contou com a participação de políticos, diretores, representantes das entidades filiadas e servidores públicos. A nova sede, localizada no Setor Comercial Sul, está estrategicamente localizada próxima ao Congresso Nacional.

“Nós ganhamos presentes neste aniversário. Ganhamos uma nova sede, na qual vamos receber servidores e entidades para tomarmos café, conversar, discutir e organizar a luta por um Brasil melhor”, afirma José Gozze, presidente da Pública.

Além disso, também foi lançado o portal “Quem foi quem no Congresso Nacional”, uma plataforma que disponibiliza os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade, permitindo ao eleitor conhecer como atuam seus representantes no Congresso Nacional.