Notícias

Imagem

Santa Tereza do Oeste aumenta renda de 110 produtores de bovinos

Com melhoria genética desenvolvida, 76% dos envolvidos passaram a ter animais de alta produção 

OUÇA ESSE CONTEÚDO:
 

 

 

Com o projeto Incentivo e Fortalecimento à Melhoria Genética na Pecuária Leiteira, Santa Tereza do Oeste aumentou a renda de 110 produtores de leite. Para chegar nesse benefício para a população, o município passou a importar sêmen bovino de raças que produzem mais leite. A aplicação fez com que 76% dos produtores tivessem animais de alta produção oriundos do programa.

Um dos exemplos de sucesso do programa é que, em 2010, um dos produtores utilizava raças bovinas mistas, que produziam 80 litros de leite por dia. Em 2021, com o animal 95% holandês, preto e branco, foi constatado um aumento de produção para mil litros por dia.

A inseminação é realizada por um técnico e coordenada por um médico veterinário, ambos servidores públicos. Os produtores só pagam uma taxa mínima, de R$ 20 por inseminação, para custeio das doses de sêmen bovino, que são importadas dos Estados Unidos da América, da Holanda e do Canadá.

O que se via era uma deficiência genética de raças de bovinos, que tinham baixo desempenho de produção. Depois da aplicação do material genético, o número de bovinos diminuiu, mas a quantidade de litros de leite aumentou. Assim, foi garantida uma melhor qualidade e quantidade do leite produzido, reforçando a renda dos produtores. 

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.