Notícias

Imagem

Sofre com dor nas costas? Veja 5 possíveis causas

As dores nas costas são uma queixa muito comum e podem afetar a qualidade de vida. Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2021, mais de 55 mil trabalhadores pediram afastamento entre janeiro e julho por problemas na coluna. Foi a segunda maior causa de licenças, perdendo somente para dispensas por Covid-19.

A seguir, conheça cinco hábitos que podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de dor nas costas:

1. Com o que você trabalha?
Certos trabalhos e atividades colocam uma pressão maior sobre as costas. Um emprego que envolve viagens longas em veículos automotores, por exemplo, pode ser um fator de risco para o surgimento da dor. Além disso, aqueles que trabalham em escritório e passam muito tempo em frente ao computador podem acabar prejudicando as suas costas, independente da idade. Várias outras atividades que envolvem movimentos repetitivos ou que precisam de um esforço físico pesado também contribuem para o surgimento do desconforto.

2. Você fuma?
Os fumantes correm maior risco de terem dor nas costas, possivelmente porque o tabagismo danifica os vasos sanguíneos que levam nutrientes para a coluna. As pessoas que fumam também são mais propensas a desenvolver dor crônica e incapacitante nas costas. Um estudo dos EUA descobriu que 36,9% dos fumantes relataram dor nas costas em comparação a 23,5% dos que nunca fumaram.

3. Qual o seu peso?
Estar acima do peso corporal aumenta o risco de crises se você já tiver problemas com isso. É importante destacar que as razões que explicam esse fato ainda não são claras. Pode ser porque o excesso de peso corporal causa maior estresse na coluna ou porque, na maioria dos casos, estar acima do peso implica na redução de atividade física.

4. Você "senta direito"?
Especialistas concordam que, na maioria dos casos, a postura por si só – seja ela boa ou ruim –, não irá predispor uma pessoa a dores nas costas e nem protegê-la. Entretanto, uma má postura pode piorar um desconforto preexistente. Assim, melhorar a mecânica do corpo pode ajudar a aliviar os sintomas e a prevenir crises. 

5. Você cuida da sua saúde mental?
Estresse, ansiedade e emoções negativas podem elevar a probabilidade de desenvolver dores nas costas. Isso pode ser explicado pelo fato de dor crônica e depressão compartilharem algumas das mesmas características bioquímicas. 

Desequilíbrios nos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, por exemplo, desempenham um papel nos transtornos do humor, como depressão, e também estão envolvidos na produção da sensação de dor. Isso poderia explicar por que as pessoas que sofrem de depressão tendem a sentir uma dor mais intensa e duradoura do que outras. 

A ansiedade e a depressão também podem sensibilizar uma pessoa à dor. O mesmo pode acontecer com a má qualidade do sono, que costuma acompanhar essas duas condições. Por isso, é possível lidar com as influências psicológicas na dor nas costas com a ajuda de terapia.

Tem como prevenir?
Existem alguns cuidados importantes que podem ser adotados no dia a dia para evitar que as dores nas costas apareçam. Veja só algumas dicas: 

  • Cuide da sua postura. Quando estiver sentado na frente do computador, o recomendado é manter as costas bem apoiadas na cadeira, os cotovelos e joelhos dobrados em 90º e os pés sempre apoiados no chão;
  • Quando for mexer no celular, evite ficar olhando para baixo, com o pescoço curvado. Isso pode fazer muito mal para a coluna;
  • Evite usar saltos e procure calçar tênis confortáveis;
  • O ideal é que o colchão, o travesseiro e a posição escolhida para dormir respeitem o alinhamento natural da coluna;
  • Faça atividades físicas para fortalecer os músculos das costas, do abdômen e manter o peso saudável.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.