5 alimentos ricos em água que ajudam a manter a hidratação

Não ingerir a quantidade dequada de água pode levar à desidratação, causando fadiga, dores de cabeça, problemas de pele, cãibras, pressão arterial baixa e frequência cardíaca rápida. Por isso, a recomendação é consumir dois litros por dia – o que pode variar de acordo com fatores como idade, hábitos e clima. E, segundo um artigo do Healthline, alguns alimentos podem contribuir para a hidratação. Veja só:

1. Melancia
A melancia é uma das frutas mais hidratantes, com um teor de água de 92%. Uma porção de 154 gramas (aproximadamente uma xícara) contém mais de 110 ml de água, além de algumas fibras e nutrientes, incluindo vitamina C, vitamina A e magnésio.

Devido ao seu alto teor de água, as melancias têm uma densidade calórica muito baixa. Isso significa que uma porção relativamente grande de melancia contém poucas calorias. Além disso, são ricas em antioxidantes, incluindo licopeno, que tem sido estudado por sua capacidade de reduzir danos oxidativos às células, ligados a doenças cardíacas e diabetes.

2. Pepino
Os pepinos têm um teor de água de 95%. Eles também fornecem uma pequena quantidade de alguns nutrientes, como vitamina K, potássio e magnésio. Comparados a outros vegetais ricos em água, os pepinos são um dos mais baixos em calorias: há apenas oito em uma porção de meia xícara (52 gramas).

3. Abobrinha
A abobrinha é um vegetal nutritivo que pode proporcionar benefícios à saúde. Uma porção de uma xícara (124 gramas) de abobrinha picada contém mais de 90% de água e fornece um grama de fibra. Ambos os componentes proporcionam a sensação de saciedade.

A abobrinha contribui com diversos nutrientes para a alimentação, especialmente vitamina C, já que uma xícara (124 gramas) contém 35% das necessidades diárias. Vale lembrar que a vitamina C é essencial para um sistema imunológico saudável e pode ajudar a proteger contra uma série de doenças.

4. Iogurte
O iogurte natural pode contribuir para a hidratação: uma xícara (245 gramas) é composta de mais de 75% de água. Ele também oferece vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo e potássio, que favorecem a saúde óssea. O iogurte também é uma ótima fonte de proteína, fornecendo mais de oito gramas (17% das necessidades diárias) em uma xícara (245 gramas).

5. Tomates
Um tomate fornece cerca de meia xícara (118 ml) de água, bem como uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A e C. A alta quantidade de água no tomate contribui para seu baixo teor calórico, com apenas 32 calorias em uma porção de uma xícara (149 gramas). Além disso, eles são ricos em fibras e em antioxidantes que combatem doenças, incluindo o licopeno.

Fonte: Doutor Jairo