Notícias

Imagem

Cólica renal é sempre causada por uma pedra nos rins?

A cólica renal aguda é uma forma grave de dor súbita no flanco (parte lateral do abdômen), que normalmente se origina sobre o ângulo costovertebral (a junção entre a costela e a coluna) e pode se estender em direção à virilha ou ao testículo.

É caracteristicamente de um lado só e não piora com a movimentação ou com a rotação do corpo, mas pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

É frequentemente causada pela obstrução aguda do trato urinário, seja por um cálculo (pedra) ou por qualquer outro fator.

Esta cólica geralmente é ocasionada pela dilatação da pelve renal (parte coletora da urina, que fica no centro dos rins) e do ureter (o “ cano” que leva a urina do rim até a bexiga).

Outras causas possíveis
Embora geralmente ela seja ocasionada por uma obstrução aguda, como um cálculo no ureter, também pode ser oriunda de uma variedade de outros problemas e distúrbios, como contrações ureterais imediatamente após a remoção de um cateter chamado duplo J ou após uma ureteroscopia, que é um procedimento urológico.

Bloqueios ureterais semelhantes, mas de etiologias crônicas - ou seja, arrastadas (como obstruções da junção entre rim e ureter - a chamada estenose de JUP, câncer de próstata, câncer de colo do útero, cicatrizes e fibrose retroperitoneal, entre outros), geralmente não causam dor aguda ou cólica.

A dor no flanco característica de cólica renal pode, portanto, ser causada por múltiplas etiologias. Essas incluem:

- Angiomiolipoma renal ou cisto renal que sangrou;

- Colocação de duplo J ou sua remoção recente;

- Endometriose ureteral;

- Compressão ureteral por grampos cirúrgicos ou câncer;

- Massa de crescimento local que obstrua o rim ou ureter;

- Necrose papilar (em que uma parte do rim que pode sofrer pela falta de suprimento sanguíneo e morrer);

- Pielonefrite (que é a infecção do rim, a qual geralmente se origina de uma infecção urinária simples);

- Abscesso renal (“bola” de pus causada pela infecção no rim), infarto renal (que é a necrose ou morte das células renais) ou trombose venosa do rim (coágulo que entope as veias do rim);

- Abscesso ou hematoma retroperitoneais (causando obstruções do trato urinário);

- Hematoma renal espontâneo subcapsular (síndrome de Wunderlich);

- Após ureteroscopia.

Importante, portanto, é que o(a) médico(a) nefrologista seja consultado em suspeita de cólica renal, já que são múltiplas as causas e, portanto, os tratamentos para essas condições.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.