Notícias

Imagem

Intolerância à lactose ou alergia ao leite: confira as diferenças

A intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite ou laticínios. Esta última envolve uma reação imunológica do corpo, enquanto a intolerância à lactose se deve à incapacidade de digerir os açúcares dos produtos lácteos. Intolerância à lactose é quando o corpo é incapaz de digerir adequadamente os açúcares do leite. Isso pode causar sintomas digestivos desconfortáveis. Isso difere das alergias a laticínios, que ocorrem devido a uma resposta imune às proteínas dos produtos lácteos e podem causar reações graves.

Como os produtos lácteos podem resultar em alergias e intolerâncias e podem apresentar sintomas semelhantes, algumas pessoas podem confundir as condições. No entanto, elas são muito diferentes. Confira, a seguir, as diferenças entre as duas.

A intolerância à lactose é uma alergia?
As pessoas podem ter diferentes tipos de reações aos alimentos, em que os sintomas podem ocorrer devido a uma resposta alérgica, como alergia alimentar, ou incapacidade de digerir adequadamente certos alimentos, como intolerância alimentar. Os produtos lácteos podem ser responsáveis por alergias e intolerâncias. A alergia ao leite ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente à presença de proteínas no leite. No entanto, a intolerância à lactose não é uma alergia porque não envolve o sistema imunológico. Em vez disso, a pessoa não possui uma enzima conhecida como lactase, que decompõe um açúcar – lactose – que ocorre naturalmente no leite e produtos lácteos, como queijo e iogurte.

Alergias a laticínios
A alergia ao leite de vaca é a alergia alimentar mais comum em bebês e crianças pequenas. No entanto, as pessoas podem ser alérgicas a outros tipos de leite, como de ovelha, cabra e búfala. Quando uma pessoa com alergia a leite encontra produtos que contêm laticínios, isso resulta em uma reação exagerada do sistema imunológico. Há dois tipos de alergia a laticínios: mediada por imunoglobulina E (IgE) e não mediada por IgE.

IgE refere-se a um tipo de anticorpo que o sistema imunológico pode produzir após reconhecer uma substância estranha. O sistema imunológico determina erroneamente que as proteínas lácteas são prejudiciais e responde liberando substâncias químicas, como a histamina. Esta liberação de produtos químicos causa os sintomas de uma resposta alérgica. Uma resposta mediada por IgE geralmente ocorre imediatamente.

Uma resposta não mediada por IgE envolve outros componentes do sistema imunológico em vez de IgE. Essas reações não aparecem tão rapidamente quanto as reações mediadas por IgE e geralmente causam sintomas gastrointestinais, como vômitos, inchaço e diarreia. Muitas vezes, é por isso que algumas pessoas podem confundir uma alergia a laticínios não mediada por IgE com intolerância à lactose.

Intolerância à lactose
Uma pessoa com intolerância à lactose não tem alergia, mas não consegue digerir os açúcares presentes no leite. Isso normalmente ocorre devido à má absorção de lactose. Este termo refere-se ao intestino delgado produzindo níveis insuficientes de lactase. As estimativas sugerem que 60% a 70% da população apresente algum nível de dificuldade de digestão da lactose. Esses baixos níveis de lactase resultam em dificuldade para digerir ou absorver a lactose, o que leva a sintomas digestivos, como inchaço, diarreia e gases.

Possíveis causas da intolerância à lactose incluem:

-Não persistência da lactase: é quando o intestino produz menos lactase após a infância. Os níveis de lactase diminuem com a idade e uma pessoa pode não apresentar sintomas de intolerância até o final da infância, adolescência ou idade adulta.
-Deficiência congênita de lactase: esta condição rara faz com que uma pessoa produza pouca ou nenhuma lactase desde o nascimento.
-Lesão: danos ao intestino delgado, como doença de Crohn ou doença celíaca, podem fazer com que uma pessoa produza menos lactase.
-Nascimento prematuro: em algumas crianças nascidas precocemente, o intestino delgado pode não produzir lactase suficiente logo após o nascimento. No entanto, geralmente produz mais à medida que o bebê cresce.

Intolerância à lactose versus alergia a laticínios
A principal diferença entre intolerância à lactose e alergia a laticínios é que uma é uma alergia e a outra é uma intolerância. Uma reação imune causa alergia a laticínios e a falta da enzima lactase causa intolerância à lactose. Outras diferenças entre a intolerância à lactose e a alergia ao leite incluem o momento e a gravidade dos sintomas. Por exemplo, uma alergia ao leite mais frequente aparece no primeiro ano de vida, enquanto a intolerância à lactose geralmente aparece mais tarde. Além disso, uma reação alérgica grave ao leite pode ser fatal, enquanto os sintomas de intolerância à lactose podem ser desconforto e dor leves ou mais graves.
 

Sintomas de intolerância à lactose
Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) dos EUA informa que a intolerância à lactose pode causar os seguintes sintomas: gases, inchaço, diarreia, náusea, vômito, dor no abdômen e ruídos no estômago. Os sintomas podem ser leves ou graves, dependendo da quantidade de lactose que uma pessoa consome.

Como os médicos diagnosticam a intolerância à lactose
Inicialmente, o médico perguntará a alguém sobre seus sintomas, histórico familiar e médico e dieta. Em seguida, ele pode realizar um exame físico, que pode envolver a verificação de outras condições que podem causar sintomas semelhantes. Às vezes, pede à pessoa que evite consumir produtos lácteos por um tempo para ver se os sintomas diminuem. Alguns testes estão disponíveis para ajudar um médico a diagnosticar a intolerância à lactose.

Um teste de respiração de hidrogênio envolve consumir um líquido que contém lactose e respirar em um recipiente semelhante a um balão a cada 30 minutos durante algumas horas. Se uma pessoa começa a sentir sintomas e seu nível de respiração de hidrogênio aumenta, isso sugere intolerância à lactose. Alternativamente, o médico também pode medir o nível de açúcar no sangue de uma pessoa antes e depois de consumir uma solução de lactose. Se os níveis de açúcar no sangue não subirem, isso pode indicar intolerância à lactose.

Tratamentos para intolerância à lactose
Tratamento e controle da intolerância à lactose podem consistir em modificação dietética, suplementação de lactase e tratar uma condição subjacente em pessoas com deficiência de lactase secundária.

-Modificação dietética
Algumas pessoas podem precisar gerenciar sua dieta para evitar sintomas. Eles podem precisar apenas limitar a lactose que comem ou bebem, enquanto outros devem evitá-la completamente. Os seguintes alimentos e bebidas podem conter lactose leite, creme, manteiga, soro de leite, iogurte, queijo, alguns pães e outros assados, alimentos processados, como cereais matinais, batatas fritas com sabor e outros salgadinhos e carnes processadas.

-Suplementos de lactase
Os médicos podem aconselhar uma pessoa com intolerância à lactose a tentar suplementos de lactase. Esses produtos contêm a enzima lactase e podem ajudar a quebrar a lactose. Normalmente, uma pessoa toma um comprimido antes de consumir qualquer alimento ou bebida que contenha lactose ou adicionar gotas de lactase ao leite. No entanto, os suplementos de lactase podem não ser adequados para algumas pessoas, como crianças pequenas ou grávidas. Portanto, uma pessoa deve verificar com seu médico antes de experimentá-los.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.