Notícias

Imagem

Agradecer faz bem à saúde; confira 10 maneiras de expressar gratidão

Às vezes, focar na gratidão pode parecer uma tarefa difícil, especialmente se você vive com um problema de saúde mental. Ser instruído a “ser mais grato” às vezes pode parecer uma positividade tóxica – como se suas lutas não fossem reais ou que você não apreciasse o que tem. Mas reconhecer o bem não significa necessariamente diminuir ou negar o mal. Na verdade, expressar gratidão pode até ajudá-lo a se tornar mais resiliente e, ao mesmo tempo, melhorar seu humor.

Por que mostrar gratidão conta?
Muitos especialistas acreditam que padrões de pensamento negativos ou inúteis e distorções cognitivas podem contribuir para algumas condições de saúde mental, como depressão e ansiedade. Lidar com distorções cognitivas e pensamentos inúteis é um princípio fundamental por trás da terapia cognitivo-comportamental (TCC), que visa ajudar as pessoas a identificarem e mudarem seus padrões de pensamento.

Em certo sentido, a gratidão é uma distorção cognitiva positiva. Em vez de focar nos aspectos adversos da vida ou assumir o pior, expressar gratidão o encoraja a redirecionar sua atenção para pessoas, lugares, coisas e experiências que tornam sua vida mais rica. Além disso, uma prática de gratidão pode ajudar a melhorar seu humor – especialmente se você expressar esse agradecimento aos outros.

Como expressar gratidão?
Considere iniciar sua prática de gratidão tirando alguns momentos para pensar em tudo pelo que você é grato em sua vida – coisas grandes e pequenas. Alguns exemplos podem incluir: sua saúde e bem-estar; ter comida suficiente; a casa em que você mora; seus entes queridos e animais de estimação.

Você também pode direcionar sua gratidão a pequenas coisas, como um dia de sol, o cheiro de café fresco, chinelos aconchegantes em uma manhã fria, um sorriso caloroso de um estranho. Pode optar por expressar sua gratidão diretamente às pessoas em sua vida que fizeram uma diferença real, como membros da família, amigos, colegas, vizinhos ou qualquer um que tenha sido uma fonte de apoio para você. Pense nas maneiras específicas pelas quais eles o ajudaram e, em seguida, considere como gostaria de expressar seu agradecimento.

A seguir, dez ideias criativas para expressar gratidão

1. Escreva uma carta
As cartas de gratidão podem ser incrivelmente benéficas para a pessoa que as escreve, bem como para o destinatário. Escrever uma carta de agradecimento pode ser uma forma de escrita narrativa, que pode ser uma terapia eficaz para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), de acordo com um estudo de 2015. Escrever coisas geralmente ajuda a mente a consolidá-las e a processá-las. Ao colocar sua gratidão na página, pode amplificar a emoção para si mesmo.

Você pode tentar escrever uma carta para alguém especial, para si mesmo ou até mesmo para coisas pelas quais se sente grato. Se está escrevendo uma carta para que outra pessoa saiba o quanto a valoriza, esses sentimentos calorosos de gratidão podem ser intensificados. Além disso, receber uma carta pelo correio pode ser um presente de boas-vindas que parece especial nos dias da comunicação instantânea como hoje.

2. Seja um ouvinte ativo
Com tantas coisas exigindo sua atenção, é fácil adquirir o hábito de ouvir apenas pela metade seus entes queridos. A escuta ativa significa que você faz um esforço consciente para realmente ouvir, entender e reter o que alguém está lhe dizendo. Fazer com que alguém se sinta realmente ouvido é uma excelente maneira de expressar sua gratidão a essa pessoa, especialmente se ela foi uma boa ouvinte para você no passado.

3. Faça uma caminhada consciente
“Pare e cheire as rosas” pode soar como um clichê, mas há uma verdade real em como sair de casa pode ser útil, especialmente para a saúde mental. De acordo com a Associação Americana de Psicologia, passar um tempo na natureza pode trazer benefícios cognitivos, incluindo: humor e memória melhorados, estresse reduzido e níveis mais elevados de compaixão.

Tente combinar uma caminhada pela natureza com uma prática de gratidão, observando algumas pequenas coisas que lhe dão alegria durante a caminhada, como ouvindo o canto dos pássaros, sentindo a fragrância de uma flor desabrochando e vendo a maneira como o sol mancha através das árvores. Concentrar-se em seu ambiente físico e agradecer por ele pode ser uma maneira poderosa de se ancorar.

4. Dê um presente atencioso
Presentes nem sempre são a melhor maneira de expressar sentimentos e certamente não substituem uma comunicação honesta. Mas um verdadeiramente atencioso às vezes pode mostrar o quanto você entende e aprecia outra pessoa. Um ótimo presente não precisa ser caro. Na verdade, os mais significativos costumam ser feitos em casa. Ao decidir o que dar, pense no que a pessoa usa em sua vida cotidiana ou em suas memórias mais especiais juntos. Um presente também pode ser uma experiência, em vez de um objeto físico.

5- Comece um diário de gratidão
A escrita expressiva por meio do diário pode ajudar a processar eventos e emoções negativas, mas também pode ajudá-lo a aprimorar os aspectos positivos de sua vida. Ao criar o hábito de escrever um diário de gratidão, você pode desenvolver uma consciência mais forte do que você tem, o que pode ajudá-lo a se tornar mais resistente ao estresse e às adversidades. Não há maneira certa ou errada de escrever um diário de gratidão. Algumas pessoas escrevem uma lista simples das coisas pelas quais são gratas em um determinado dia, enquanto outras podem preferir escrever uma entrada mais longa. Você pode começar sua entrada de gratidão observando como se sente, tanto em seu corpo quanto em sua mente. Em seguida, tente listar de cinco a dez coisas pelas quais você é grato neste momento.

6. Seja específico
Identificar pequenas coisas específicas que tornam sua vida melhor é uma parte importante de qualquer prática de gratidão. É uma boa ideia ser específico ao expressar gratidão a outra pessoa também. Em vez de apenas dizer: "Sou muito grato por toda a sua ajuda”, você pode falar sobre uma ocasião específica em que ela aliviou um fardo para você ou citar um conselho que ele lhe deu e que realmente ajudou.

7. Ofereça sua ajuda
Você também pode expressar gratidão por meio de suas ações. Algumas pessoas podem achar difícil pedir ajuda ou dar apoio aos outros em vez de cuidar de si mesmas. Portanto, se alguém o ajudou no passado, considere oferecer ajuda em troca. Isso pode ser uma ajuda logística, como em afazeres domésticos. Também pode oferecer conselhos sobre um assunto sobre o qual você tem conhecimento. Pense sobre onde estão suas habilidades e pergunte à pessoa o que ela precisa.

8. Cozinhe algo que você ama
Cozinhar é uma atividade calmante e meditativa para muitas pessoas. Se isso combina com você, então também pode considerar colocar suas habilidades culinárias em uso como parte de sua prática de gratidão. Convidar alguém para uma refeição caseira é um ato estimulante que pode trazer benefícios para a saúde mental de ambos. Mas cozinhar para si também pode ser uma maneira maravilhosa de sentir gratidão. Pense nos alimentos que fazem você se sentir nutrido, tanto física quanto emocionalmente, e considere começar com eles.

9. Tente lembretes visuais
Não importa o quão positiva seja a sua mentalidade, a vida sempre vai te jogar bolas curvas. Haverá dias em que será difícil focar na gratidão. Mas lembretes visuais podem ser uma maneira útil de se manter no caminho certo. Eles podem ser praticamente qualquer coisa, como fotos de entes queridos; um belo objeto que te faz feliz; ingressos de um evento que você amou; obras de arte desenhadas por seus filhos; post-its ou cartões de índice com mantras ou afirmações escritas neles. Se você tiver memória visual, esta pode ser uma técnica especialmente útil. Coloque algumas dicas visuais em sua casa, carro, escritório ou em qualquer outro lugar que você possa usar para melhorar o humor.

10. Devolva um favor
Em um mundo ideal, as pessoas tratam as outras da maneira que gostariam de ser tratadas. Então, se alguém tem sido uma fonte de apoio para você, há uma boa chance de que o comportamento dele reflita como quer que os outros mostrem-se para ele. Pense nas maneiras específicas pelas quais uma pessoa melhorou sua vida e, em seguida, pergunte-se se ela pode precisar do mesmo tipo de apoio em troca. Em seguida, faça o possível para seguir a mesma “regra de ouro” e pague adiantado.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.