Notícias

Imagem

Canela está sendo estudada para tratar vários males; confira 11 deles

Originária do Sri Lanka, a canela é uma das mais antigas especiarias conhecidas. É extraída da casca de uma árvore chamada de Cinnamomum, ou caneleira, e usada há muito tempo como tempero e como medicamento tradicional. Como suplemento, você a encontra em cápsulas, chás e extratos. Confira, a seguir, 11 benefícios da especiaria!

1. Menos açúcar no sangue
Vários estudos em humanos adultos e em animais com diabetes descobriram que a canela pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, embora outros não tenham mostrado resultados semelhantes. Os cientistas ainda não sabem como isso funciona. Também não está claro quanto você deveria consumir e quanto tempo os resultados podem durar.

2. Melhora no metabolismo
Um óleo essencial de canela chamado cinamaldeído pode atingir células de gordura e fazê-las queimar mais energia, de acordo com um estudo de laboratório. Esta é uma notícia empolgante para quem está tentando perder peso, mas a pesquisa ainda está nos estágios iniciais. Há um longo caminho a percorrer.

3. Pele mais bonita
Pesquise na internet por "máscara facial de canela" e você encontrará muitas receitas caseiras que afirmam que combaterão espinhas e vermelhidão. Há muito pouco para apoiar isso - apenas um pequeno estudo que descobriu que a canela do Ceilão, especificamente, pode combater os tipos de bactérias conhecidas por causarem acne. Outro pequeno estudo de laboratório sugere que a canela pode aumentar a produção de colágeno, o que pode ajudar sua pele a parecer mais jovem.

4. Ajuda no tratamento do câncer
Em estudos com animais ou células cultivadas em laboratório, a canela mostrou-se promissora por sua capacidade de retardar o crescimento do câncer e até mesmo matar células tumorais. São necessários estudos bem conduzidos em humanos para saber qual papel, se houver, a canela pode desempenhar na cura ou prevenção do câncer.

5. Pressão arterial mais baixa
Vários estudos sugerem que consumir canela todos os dias durante três meses pode reduzir a pressão arterial sistólica (mais alta) em até cinco pontos. Estudos maiores são necessários para verificar como isso realmente funciona, quanto consumir para obter os melhores resultados e quanto tempo dura o efeito. E como eram pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2, não sabemos se a canela tem o mesmo efeito quando você não tem problemas de açúcar no sangue.

6. Proteção ao cérebro
Em um ambiente de laboratório, a canela interrompeu o acúmulo de uma proteína cerebral que é uma marca registrada da doença de Alzheimer. Em outro estudo, ratos que consumiram canela se saíram melhor em um labirinto aquático projetado para testar a memória. Claro, precisamos ver se essas descobertas são mantidas quando testadas em humanos.

7. Redução de inflamação
A canela foi o principal combatente da inflamação em um estudo de laboratório recente que analisou 115 alimentos. Como doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, se tornam mais comuns com a idade, mais pesquisas podem apoiar o uso da canela como um remédio natural para adultos mais velhos para ajudar nesses tipos de condições.

8. Colesterol mais baixo
Quando 60 adultos, em um pequeno estudo, consumiram cerca de 1/4 colher de chá de canela diariamente durante 40 dias, o colesterol LDL ("ruim") diminuiu. Outra pesquisa descobriu que quantidades semelhantes de canela, ingeridas diariamente por até 18 semanas, podem reduzir o LDL e o colesterol total enquanto aumentam o colesterol HDL ("bom"). Mas é muito cedo para recomendar a canela como tratamento para o colesterol alto.

9. Combate a bactérias
A canela pode combater muitos tipos de bactérias que deixam as pessoas doentes, incluindo salmonela, E. coli e estafilococos. Talvez pudesse ser usada como conservante natural em alimentos e cosméticos.

10. Combate infecções fúngicas
Parece que a canela tem o poder de destruir o fungo Candida albicans, que causa a maioria das infecções fúngicas vaginais. Pelo menos, funciona no laboratório. Ainda não está claro como - ou mesmo se você poderia - usar canela para combater ou tratar uma infecção por fungos.

11. Regula ciclos menstruais para SOP
Ao tomar uma dose de 1,5 gramas (cerca de meia colher de chá) de canela por dia, durante seis meses, mulheres com SOP (síndrome do ovário policístico) em um estudo pequeno, mas bem desenhado, tiveram períodos mais regulares. No entanto, a resistência à insulina e níveis de andrógenos não mudaram.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.