Notícias

Imagem

3 dicas simples para se aproximar do seu peso saudável

É provável que hoje você esteja pesando mais do que há 20 anos. A maioria de nós está. E não apenas sua cintura cresceu, mas seu peso ideal também aumentou. Em uma pesquisa recente da Gallup, 60% dos entrevistados nos Estados Unidos descreveram o peso como “quase o ideal”. Isso é praticamente a mesma porcentagem de americanos com sobrepeso ou obesos. 

A ideia de que estar acima do peso não é prejudicial à saúde ganhou força em 2013. Foi quando um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association relatou que pessoas com até 13 quilos de excesso de peso tinham menos probabilidade de morrer cedo do que pessoas com peso normal. Uma investigação minuciosa revelou grandes falhas nos métodos do estudo, no entanto. Acontece que nosso peso feliz não é tão saudável.

Além do mais, décadas de pesquisa mostram que a obesidade leva a muitos problemas graves de saúde. Esses quilos extras aumentam a probabilidade de contrair uma ampla gama de doenças, desde diabetes e pressão alta até demência e alguns tipos de câncer. Aumentar apenas um tamanho de roupa em qualquer década entre os 20 e os 50 anos, por exemplo, aumenta a propensão de câncer de mama após a menopausa.

Os problemas de saúde ligados à obesidade, especialmente doenças crônicas como diabetes, podem ter um impacto de longo prazo.

Essas são doenças que você precisa controlar não apenas por alguns meses, mas por toda a vida. Elas afetam a saúde, a carteira e as atividades diárias. Você passa mais tempo no consultório médico e gasta mais dinheiro em medicamentos. Você está sempre tentando controlar sua doença e se sentir melhor", diz a nutricionista Rachel Brandeis. O que está em jogo, diz ela, é a sua qualidade de vida.
Ainda assim, muitos de nós temos dificuldade em enfrentar nosso peso. A nutricionista diz que a maioria das pessoas fica "chocada" quando sobe na balança.

Três dicas para mudar o jogo
1. Conheça o seu IMC e seu tamanho da cintura

Seu índice de massa corporal (IMC) é baseado em sua altura e no peso. É uma boa ferramenta para ajudar a medir o excesso de peso – e avaliar suas chances de doença. Mas não é infalível. Se você for musculoso, o IMC pode ser mais alto. Se você é mais velho e tem menos massa muscular, isso pode diminuí-lo. O IMC é apenas uma variável sobre a ligação entre seu peso e saúde. O tamanho da sua cintura pode dar uma imagem melhor da sua saúde. Basta pegar uma fita métrica e colocá-la em volta da cintura, logo acima do umbigo. Se o tamanho da sua cintura for superior a 88 centímetros (para uma mulher) ou 101 centímetros (para um homem), é hora de agir.

2. Esqueça seu peso ideal
Alguns médicos nem gostam de falar sobre peso ideal. Isso porque muitas vezes pode parecer algo difícil de alcançar. O fato é que mesmo pequenas quantidades de perda de peso são saudáveis. Em vez de focar no peso ideal, Rachel diz para mirar baixo. Uma perda de peso de 7% a 10% causa um grande impacto no seu metabolismo, diz ela. Depois de atingir esse objetivo, os próximos 10% parecem muito mais fáceis. Pequenas mudanças têm maior probabilidade de se tornarem permanentes e, com o tempo, terem grandes impactos.

3. Nunca é tarde demais
Conforme você envelhece, sua massa muscular diminui. Mas você pode aumentar a massa muscular magra e manter a gordura corporal baixa, mesmo aos 80 anos, mostram estudos. Você também terá melhor equilíbrio e estabilidade, o que ajudará a evitar ossos quebrados.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.