Notícias

Imagem

3 dicas simples para perder os excessos que você ganhou nas Festas

As festas de fim de ano até podem ter acabado, mas as calorias que as pessoas ganharam durante essa época continuam no corpo por mais algum tempo. Sabendo disso, confira três dicas simples para perder o excesso de peso!

1. Diminua os carboidratos refinados
Provavelmente durante as festas de fim de ano você comeu bastante arroz, salada de batatas e outros tipos de alimentos ricos em carboidratos. Agora, é hora de dar uma pausa nisso e consumir o mínimo possível de açúcares e amidos, ou carboidratos. Minimizar, também, o consumo de refinados (como arroz branco) e trocá-los por grãos integrais é útil para ajudar no controle da fome.

Com uma dieta "low carb", ou seja, com baixo teor de carboidratos, seu corpo terá que recorrer à queima de gordura armazenada como fonte de energia. Se você optar por comer grãos integrais (ou carboidratos complexos), terá mais fibras e ficará satisfeito por mais tempo.

Um estudo de 2020 confirmou que uma dieta muito baixa em carboidratos é benéfica para a perda de peso em adultos mais velhos. A pesquisa também sugeriu que uma dieta pobre em carboidratos pode reduzir o apetite, o que leva à redução de calorias consumidas. Observe que os efeitos a longo prazo de uma assim ainda estão sendo pesquisados. Também pode ser difícil aderir à estratégia, o que pode levar ao famoso efeito "ioiô" e menos sucesso na manutenção de um peso saudável.

Dietas com baixas calorias também podem levar à perda de peso e ser mais fáceis de se manter por longos períodos de tempo. Se você optar por uma com foco em grãos integrais em vez de carboidratos refinados, saiba que um estudo de 2019 também relacionou seu consumo com menor índice de massa corporal. Para determinar a melhor maneira de perder peso, consulte seu médico para recomendações.

2. Proteínas, gorduras boas e vegetais não podem faltar
Cada uma de suas refeições deve incluir: uma fonte de proteína, uma fonte de gordura vegetal, e uma pequena porção de carboidratos complexos, como grãos integrais.

Proteína

Comer uma quantidade recomendada de proteína é essencial para ajudar a preservar sua saúde e massa muscular enquanto perde peso. 

Dietas com proporção adequada de proteína podem ajudar a reduzir desejos e pensamentos obsessivos sobre comida em 60%, diminuir pela metade o desejo de lanchar tarde da noite e fazer você se sentir mais satisfeito.

Alguns alimentos que são ricos em proteína são carnes (bovinas, de frango, suínas e de cordeiro); peixes, frutos do mar, ovos e tofu.

Vegetais

Não tenha medo de encher seu prato com folhas verdes. Eles estão repletos de nutrientes e você pode comer grandes quantidades sem aumentar muito o total de calorias e carboidratos. Os legumes a serem incluídos para planos de alimentação "low carb", ou de baixas calorias, são: brócolis, couve-flor, espinafre, tomates, couve-de-bruxelas, repolho, acelga, alface e pepino.

Gordura do bem

Não tenha medo de comer certas gorduras. Azeite e óleo de abacate são ótimas opções para incluir em seu plano alimentar. Outras gorduras, como manteiga e óleo de coco, devem ser usadas apenas com moderação devido ao seu maior teor de gordura saturada.

3. Faça exercício físico
Não é apenas na dieta que você precisa focar. Fazer exercícios, sejam eles levantamento de peso ou aeróbicos, traz benefícios para o emagrecimento e para a saúde de maneira geral. Tente se exercitar pelo menos quatro vezes por semana. 

Se levantar pesos não é uma opção para você, exercícios como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar também são muito benéficos. Basta só escolher o que você gosta mais de fazer. 

        

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.