Notícias

Imagem

Para obter mais nutrientes, é melhor comer fruta ou tomar suco?

É melhor tomar suco ou comer fruta para consumir vitaminas e sais minerais?

De maneira geral, é sempre melhor consumir as frutas in natura, e matar a sede com água, principalmente quando falamos de crianças e adolescentes, que estão adquirindo hábitos alimentares.

Ao consumir a fruta in natura, temos acesso às fibras, além de todos os nutrientes. Além disso, o ato de mastigar indica para o cérebro, o que ajuda na sensação de saciedade.

Mas os sucos não deixam de ser uma boa maneira de nutrir o corpo, então uma boa ideia pode ser alternar ambos.

Se você gosta de tomar suco, vale a pena dar preferência aos naturais, feitos na hora, e sem adição de açúcar.

Misturar frutas e outros vegetais também pode ser interessante para quem não é muito fã de salada e quer concentrar mais nutrientes.

Veja algumas receitas de sucos nutritivos
A médica nutróloga Marcella Garcez ensina algumas receitas de sucos com diferentes ingredientes e objetivos:

Suco protetor da pele
Ingredientes:

  • 1 mamão pequeno maduro
  • suco de 2 laranjas
  • 1 cenoura
  • 1 copo de iogurte natural
  • 100 ml de água

Modo de preparo:
Lavar e descascar as frutas. Picar o mamão e a cenoura. Colocar em seguida no liquidificador junto com os demais ingredientes. Bater tudo, não coar e não adoçar. Consuma assim que ficar pronto.

Benefícios nutricionais: segundo a nutróloga, o mamão oferece vitaminas A e C, antioxidantes importantes para a saúde da pele e que ajudam no combate ao envelhecimento precoce. A laranja é rica em vitamina C, essencial para a síntese de colágeno, que compõe e confere tônus à derme. A cenoura é fonte de betacaroteno, poderoso antioxidante, que ajuda a manter a saúde da pele, pois previne os dos danos causados pela ação dos raios UV.

“O iogurte é um alimento rico em cálcio, proteína, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina D e probióticos, que conferem benefícios às funções digestivas, metabolismo ósseo, imunidade e saúde cutânea”, finzaliza Marcella.

Suco bom para o fígado
Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • 1 maçã verde sem sementes
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 talo de salsão
  • 1 colher de café de spirulina em pó - opcional

Modo de preparo:
Limpe e corte a maçã, a couve, a hortelã e o salsão. Coloque estes e os demais ingredientes no liquidificador. Não deve ser coado, nem adoçado. Pode adicionar água e gelo a gosto. Consuma imediatamente.

Benefícios nutricionais: a nutróloga explica que a spirulina é rica em aminoácidos, fibras e antioxidantes, ajuda a melhorar o perfil lipídico, na prevenção de anemias e disfunções imunológicas, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antineoplásicas, ainda contribui para a resistência muscular e o metabolismo. "A couve apresenta inúmeros benefícios devido à presença de fibras importantes para a função intestinal, vitaminas, antioxidantes, flavonoides e isotiocianatos, presentes nas crucíferas, que auxiliam na redução do risco de doenças hepáticas, cardiovasculares, infecciosas e neoplásicas", explica.

A maçã verde é rica em pectina, aliada das funções digestivas e uma das maiores fontes de flavonoides na dieta ocidental, com atividades antioxidantes. A hortelã possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. E o salsão possui minerais, vitaminas e antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.