"Não sou de tomar água": entenda por que é preciso mudar esse hábito

Não sou muito de tomar água. Será que dá para substituir por frutas?

Primeiro, um puxão de orelha: você não pode deixar de tomar água, mesmo que não seja fã. Em períodos de calor mais intenso, é preciso ter atenção redobrada com a ingestão, já que o corpo perde muita água e sais minerais por meio da transpiração.

Além de beber água, o consumo de alguns alimentos podem ajudar, sim, na hidratação, embora não substituam totalmente a ingestão de líquidos. Veja alguns exemplos:

- Melancia: ela é formada por 92% de água, é pouco calórica.

- Brócolis cozido: além de ser muito saudável, o vegetal também é rico em água.

- Pepino: esse vegetal conta com aproximadamente 96% de agua.

- Abacaxi: deliciosa, tem 87% de água.

- Abobrinha: 95% de água.

Esses são apenas alguns exemplos, existem diversos outros alimentos ricos em água que podem ser adicionados à dieta. Mas nunca deixe a própria água de lado, bem como chás, sucos naturais e água de coco.

Por que se hidratar é tão importante?
Manter-se hidratado no calor pode ser mais desafiador do que em temperaturas mais frias, porque perdemos uma quantidade significativa de fluido pela pele na forma de suor. Como precisamos repor o fluido perdido, nossas necessidades de hidratação tendem a ser maiores do que quando a temperatura é mais amena ou fria.

Um relatório de 2004 do Food and Nutrition Board sugeriu que os homens visam tomar cerca de 3,7 litros de água e as mulheres, cerca de 2,7 litros por dia. Mas isso pode mudar em diferentes ambientes: o clima quente ou úmido pode exigir ingestão adicional de líquidos, assim como as altas altitudes. Por que a hidratação é tão importante? Por várias razões, incluindo estabilidade da temperatura corporal, regularidade intestinal, risco reduzido de cálculos renais e filtragem de resíduos, apenas para citar alguns.

Como mudar de hábito?
Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar a hidratação no dia a dia:

1. Invista em uma garrafa e tenha sempre água fresca por perto.

2. Experimente usar um aplicativo para celular caso você se esqueça de beber água.

3. Junte limão, laranja ou melancia à vasilha de água para ter mais sabor.

4. Água com gás, também com uma rodela de limão ou laranja, é uma ótima pedida para consumir quando você está com os amigos.

5. Não exagere no consumo de café e de álcool, já que essas bebidas favorecem a desidratação.

Fonte: Doutor Jairo