Notícias

Imagem

Terçol: higiene das pálpebras e cílios ajudam na prevenção

Terçol é o nome popular de uma inflamação aguda causada pela obstrução de glândulas localizadas na pálpebra e que faz surgir um abscesso em forma de protuberância (bolinha) junto aos cílios.  

No entanto, o nome clínico desta patologia é hordéolo e ele pode estar virado para dentro ou para fora do olho. Ela é uma condição bem comum que, inclusive, tende a desaparecer sozinha. Mas, ela também pode se tornar crônica. Saiba mais! 

Glândulas dos olhos 
Os nossos olhos têm pequenas glândulas que revestem a borda das pálpebras e produzem uma gordura importante na lubrificação da superfície do olho. Quando a saída de uma dessas glândulas entope, a gordura fica acumulada e pode gerar um quadro inflamatório.  

Outros sintomas
A inflamação pode causar dor, inchaço e vermelhidão na pálpebra. Também pode causar irritação ocular, fotofobia (sensibilidade aumentada à luz) e o surgimento de secreção ocular.  

O hordéolo é contagioso? 
O hordéolo não é contagioso. Não há transmissão de um olho para outro, nem de uma pessoa para outra.  

Quais são os fatores de risco?
Pessoas com blefarite, rosácea e dermatite seborreica têm maior chance de desenvolver hordéolo de repetição.   

A má higienização das pálpebras após o uso de maquiagem, o uso de cílios postiços ou alongamento de cílios também podem gerar condições para o aparecimento de um hordéolo.  

Como é o tratamento para eliminar o hordéolo? 
O hordéolo muitas vezes se drena sozinho e desaparece. O uso de compressas mornas estimula a saída da secreção que está dentro da glândula obstruída.  Geralmente não é necessário o uso de medicamentos. Mas atenção: nunca se deve espremer o hordéolo.  

Que cuidados se deve ter para evitar o terçol? 

  • Quem tem blefarite, deve fazer a higiene das pálpebras com shampoo infantil neutro diluído em água morna ou com shampoos oftalmológicos;  
  • Sempre remover a maquiagem e manter os pincéis de maquiagem limpos;  
  • No caso do uso de cílios postiços, não permanecer com eles por mais de 24 horas e higienizar a pálpebra após o uso;  
  • O alongamento de cílios deve ser feito por profissionais habilitados e, ao menor sinal de inflamação ou alergia, o uso deve ser suspenso.  

Terçol e calázio são a mesma coisa?
Não, embora os termos sejam frequentemente usados juntos. O terçol ou hordéolo é o abscesso provocado por infecção na pálpebra que tende a se drenar sozinho e desaparecer.   

Já o calázio é um acúmulo de material na pálpebra como resultado de uma glândula bloqueada cronicamente. O calázio pode ter origem em um terçol não tratado e que se tornou crônico.   

Ao contrário do que ocorre com o terçol, o calázio pode demorar muito tempo para desaparecer e exigir o uso de pomadas ou outro medicamento. Um calázio grande, inchado ou persistente pode demandar drenagem cirúrgica.   

Fonte: Vida Saudável

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.