Trabalho dos auditores fiscais contribui para a arrecadação do Estado

Dados mostram aumento na arrecadação do IPVA no início do ano

Com o início de 2024, impostos como IPVA e IPTU entram na rotina dos contribuintes. O início de ano requer um planejamento das famílias, que veem as contas aumentar entre janeiro e fevereiro. No Paraná, dados da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual mostram que os paranaenses estão buscando ficar em dia com as obrigações tributárias.

Em relação à competência do Estado, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começou em janeiro, teve um aumento de quase 8% na quitação à vista, em relação a 2023. Foram 1,12 milhão de proprietários que escolheram o pagamento à vista com desconto de 6%. Em 2023 o desconto era de 3%. Esse número representa 23,8% da frota tributada no Paraná.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Estado, R$ 1,84 bilhão foi arrecadado com o IPVA com a cota única. Comparando com o ano anterior, em que foi totalizado R$ 1,57 bilhão, o crescimento nominal na arrecadação foi de 17,2%, segundo a Receita Estadual. Já em termos reais, o aumento foi de aproximadamente 12%.

O número de veículos que optaram pelo parcelamento e que pagaram a primeira quota foi de 1,11 milhão em janeiro, equivalente a R$ 431,4 milhões. Em 2024, o valor total lançado do IPVA foi de R$ 6,42 bilhões.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Fernades dos Santos, esses números representam a eficiência da Receita Estadual e dos auditores fiscais na gestão dos recursos arrecadados. “Os servidores do Fisco, em especial os auditores, estão comprometidos com o Paraná e com os paranaenses. Não é à toa que ano após ano a arrecadação tem crescido, o que demonstra o excelente trabalho feito na Receita Estadual e na Secretaria da Fazenda”, afirma Fernades.

O auditor fiscal é responsável pela realização de auditoria e fiscalização das atividades financeiras, contábeis e tributárias de empresas e organizações. O principal objetivo é garantir o cumprimento das leis, regulamentos e obrigações fiscais estabelecidas pelo governo.

O IPVA é o segundo imposto em nível de arrecadação estadual, ficando atrás somente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 50% do valor arrecadado com o IPVA é destinado ao município de emplacamento do veículo. Saiba mais sobre o pagamento do tributo clicando aqui.

TRANSFERÊNCIAS — Com o bom resultado alcançado com o pagamento do IPVA, as transferências constitucionais do Estado aos municípios alcançaram R$ 2,05 bilhões em janeiro, aumento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram repassados R$ 1,82 bilhão. Cerca de R$ 1,25 bilhão foi relativo ao IPVA, uma vez que 50% do que é arrecadado é transferido ao município de emplacamento do veículo.

Outros R$ 786,1 milhões são do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), R$ 9,73 milhões do Fundo de Exportação e R$ 651,7 mil em royalties do petróleo.