Segundo dia da 36ª Fiscalíadas é marcado pelas finais de modalidades e confraternização entre os participantes

Pebolim, sinuca, bola 8, tranca e truco tiveram seus vencedores anunciados nesta sexta-feira

O segundo dia da 36ª Fiscalíadas foi repleto de competições esportivas e atrações para todos os cerca de 700 visitantes, entre auditores fiscais, familiares e convidados da família fiscal paranaense. O evento é organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 1983, com 40 anos de história.

COMPETIÇÕES — Os jogos começaram logo pela manhã com as duplas da tranca, primeira modalidade a ter seus vencedores. A dupla Gleide e Alair, da 8ª DRR de Londrina, foram as campeãs. Pelo pebolim (categoria dupla), Jorge e Jurandir, da 1ª DRR A de Curitiba conquistaram o bicampeonato após partidas com muita emoção.

Apesar da chuva insistente durante todo o dia, os jogos de futebol tiveram início nesta sexta-feira, com muitos dribles e gols. As competições de bocha e malha também tiveram continuidade. Pela noite, a dupla Júlio e Evandro, da 6ª DRR de Jacarezinho, foi a campeã do truco.

Na sinuca, Francisco, da 1 DRR A de Curitiba, foi o grande vencedor e levou pela primeira vez a medalha de ouro para casa. Na bola 8, Rodrigo, da 14ª DRR de Pato Branco, foi o grande vencedor.

COSTELA — Um dos pontos altos do dia foi o almoço com a tradicional costela fogo de chão, que reuniu os participantes em diferentes espaços. O vice-presidente Sindical, Wanderci Polaquini, comandou o show durante o almoço na área em que eram assadas as costelas.

Quem aproveitou o almoço e as atrações foi a Evelyn Coradi, filha do auditor fiscal Carlos Coradi e que, ainda na barriga da mãe, já vinha nas Fiscalíadas. “É muito bacana porque a gente vê a competição evoluindo junto com a gente em todos esses anos, e a interação entre as delegacias, todos sempre muito ativos, é muito legal. Hoje eu trago meu filho, de 13 anos, que também participa desde que eu estava grávida. Vai passando de geração em geração e eles adoram”, afirma Evelyn. “É uma história que veio do meu pai, passou para mim e agora passo para o meu filho.”

Após o almoço, todos os alimentos que registraram sobras foram colocados em marmitas para serem entregues em diversas localidades de Guaratuba. A medida faz parte do compromisso social do Sindafep, destaca o presidente da entidade, Fernades dos Santos. “Estamos doando para diversas comunidades aqui do entorno”, conta Fernades.

“Esse trabalho é permanente, porque quando nós temos consciência das dificuldades que uma parte considerável da nossa população passa, não tem como não nos solidarizarmos, principalmente quando temos a oportunidade de estar em festa e, essa sobra, com certeza, fará toda a diferença para quem recebe”, complementa.

Ao todo, cerca de 200 marmitas foram entregues para as comunidades Carvoeiro, Nereidas e na região da Praia Central. A voluntária independente, Marcia Cruz, é quem distribuiu parte das marmitas. “As pessoas que recebem nos falam ‘que nunca falte comida em sua mesa’. Nós vemos o olhar de gratidão deles e isso não tem preço. Nós já tivemos essa parceria com o Sindafep no ano passado e agora mais um ano distribuindo alimento e solidariedade”, explica Marcia.

Já durante a noite, a programação musical ficou por conta da banda Lefigarroo, que agitou a noite e não deixou ninguém parado. Durante o baile, decorado com bruxas, casa do medo com direito a câmera 360º e itens que remetem à tradição do Halloween, um festival de fantasias tomou conta da arena montada. Chapéus de bruxa, rostos pintados, máscara de abóbora, vampiros, entre diversas outras desfilaram pelo salão.

O auditor fiscal aposentado, Sebastião Almeida da Silva, vem todos os anos de Maceió (Alagoas) para Guaratuba acompanhar as Fiscalíadas. “Eu vim pela primeira vez quando já estava me mudando do Paraná para Alagoas, e desde então não perdi mais nenhuma. Aqui é onde eu encontro meus amigos, todos aqueles que trabalharam comigo, que conheci de outras regionais por onde passei”, conta Sebastião.

Também durante o baile foi conhecido o atleta símbolo da edição de 2023. Wilson Scaliante, da 9ª DRR de Maringá, foi reconhecido como exemplo de espírito esportivo, dedicação, garra e participação nos jogos.

“Para mim foi uma surpresa geral, eu realmente não esperava ter esse reconhecimento, a alegria é muito grande. Eu entrei no Estado em 1985, e desde então vim em praticamente todas, apenas uma que não pude comparecer”, explica Scaliante. “Antigamente quando tinha basquete eu jogava, mas o meu vínculo é sempre com o futebol. Já ganhei muitas e muitas medalhas, e se fosse pendurar todas no pescoço iria ficar até pesado”, brinca.

A programação continua neste sábado com as finais de modalidades esportivas e o almoço carreteiro.

EVENTO — A Fiscalíada é o mais tradicional evento dos auditores fiscais paranaenses. Com sua primeira edição realizada em 1983, ela reúne a família fiscal, entre auditores ativos e aposentados, para competições esportivas, diversão e o mais importante, a união entre a categoria.