Notícias

Nota de falecimento: Auditor Fiscal Luiz Ciruelos Sobrinho

É com pesar que o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) informa o falecimento do Auditor Fiscal Luiz Ciruelos Sobrinho. O velório acontece hoje (14) na Capela Ônix do Vaticano das 9h às 15h.

Muitos se lembram do Ciruelos como Diretor do Departamento de Fiscalização de Rendas. Ciruelos foi muito mais que Diretor. Ele foi, e não é nenhum exagero afirmar, um dos atores principais tanto da organização da Coordenação da Receita do Estado (CRE) quanto lutador da classe fiscal. Essa assertiva se fundamenta na edição da Lei nº7051/78. Permito-me, como homenagem ao amigo Ciruelos, relatar alguns fatos onde os autores eram ele e eu.

Em 1975, em conversa franca e amiga, ele entendia que minha tendência era a de trabalhar na área de desenvolvimento organizacional e de pessoal. E lá fui eu para o Rio de Janeiro, na Escola de Administração Fazendária, participar do Curso de Formação para Agente de Treinamento. Em 1976/77, mesmo com problemas sentimentais e familiares, o Ciruelos me mandou para Brasília onde, durante 5 meses, participei do Curso de Especialização em Administração Tributária.

Ao retornar de Brasília, incluiu-me na comissão que estava elaborando um projeto de Lei Orgânica para o então Departamento de Fiscalização. Ao conversar comigo sobre o projeto insistiu que, a par da nova estrutura do órgão, e com muito mais esmero e cuidado, incluíssemos na Lei a estrutura de pessoal, tanto em aspectos de carreira como de remuneração.

Muitos não sabem ou não se lembram disso, porém, levo ao conhecimento de todos: se temos uma lei orgânica da CRE, o Ciruelos é o semeador do diploma que nos caracteriza como organização e como classe.

Até o final de sua gestão, fui prestigiado por ele e comandei o Centro Paranaense do Pessoal da Receita (CENPRE), hoje ESAT, que era uma das joias criadas na estrutura e por ele sempre usada.

A orientação do Ciruelos, quase doentia, era ter um fisco competente e qualificado, mediante processos de desenvolvimento, seleção e recrutamento (vejam os concursos de de 80 e 85) e que seus agentes fossem bem remunerados.

Ciruelos não foi presidente da AFFEP e do SINDIFISCO, merece, porém, uma comenda como líder classista. No livro da CRE, Ciruelos compreende um capítulo todo para explicitar e descrever sua gestão.

A você Ciruelos,  meu tributo, minha saudade e meu MUITO OBRIGADO.

Requiescat in pace.

Confira também o depoimento de Fernades dos Santos, presidente do Sindafep: “A vida é bela, porém ela passa muito rápido. Hoje nos despedimos de mais um grande amigo. Não é um amigo qualquer, é o Dr. Ciruelos, como todos nós conhecemos. Uma pessoa carismática e um visionário, que com muita determinação junto com tantos outros, construiu a Lei  7051/78. Quis o destino que exatamente, quando estamos em uma de nossas maiores batalhas para garantir a carreiras dos Auditores Fiscais do Paraná, chegasse ao final a missão desse sonhador. Vá em paz, Dr. Ciruelos e leve com você a gratidão de toda a família dos Auditores Fiscais do Paraná, porque o seu legado jamais será esquecido”, concluiu Fernades

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.