Quatro Barras formaliza parceria público-privada com conceito de cidade inteligente

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Projeto pioneiro agrega setores de iluminação, telecomunicações e energia

Por meio de uma parceria público-privada, o município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, promoveu avanços estratégicos nas áreas de iluminação, telecomunicações e energia com a criação do projeto Quatro Barras Inteligente e Sustentável, Garantindo a Energia do Amanhã ao Cidadão e à Cidadã. Além de aumentar os serviços oferecidos à sociedade, também diminuiu os custos para a implantação das iniciativas.

O contrato prevê uma parceria de 25 anos, que busca solucionar a defasagem tecnológica na iluminação pública, a instabilidade da internet e os custos inesperados com energia elétrica e telecomunicações. O município reafirma o conceito de Cidade Inteligente, que alia o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, ao uso da tecnologia a favor dos serviços públicos e à constante melhora na qualidade de vida da sociedade.

Na prática, por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, a Secretaria de Governo assegurou a substituição de 5200 lâmpadas por luminárias de led; a construção de uma usina fotovoltaica, que irá zerar os custos com energia em todos os prédios públicos; a instalação de 33 pontos de wi-fi gratuitos e 114 câmeras de videomonitoramento e fibra ótica. O projeto trará uma economia mínima de R$ 5 milhões aos cofres públicos. O custo total da iniciativa, durante o período de 25 anos, será de R$ 88 milhões, divididos em implantação, reinvestimento, operação e manutenção dos equipamentos.

Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2022. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).