Notícias

33º Encontro do Dia Internacional da Mulher homenageia líderes sindicais

Oito Auditoras Fiscais que estiveram à frente da Diretoria do Sindafep foram homenageadas

Nesta sexta-feira (10), foi realizado o 33° Encontro do Dia Internacional da Mulher do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), no Restaurante Madalosso. Na cerimônia, foram homenageadas oito mulheres que fazem parte da história da entidade, tendo assumido em algum momento o protagonismo à frente da Diretoria do Sindicato. São elas: Alair Teresinha de Souza Favoreto, Dulcinea Aparecida Wendt, Eduvirge Ferro, Geny Landolfi, Irena Milkowska, Limi Oikawa Bonasoli, Maria do Rocio Geraldi e Nilce Costa de Oliveira Nascentes.

“Quero falar daquelas guerreiras que estiveram conosco na nossa entidade e que possibilitaram que o Sindafep seja o que é hoje: uma entidade respeitada e que pode enfrentar lutas como a da aprovação de uma mudança na constituição do estado do Paraná, feito raramente realizado por qualquer outra categoria dos servidores públicos. É isso que nos une, é essa luta que queremos travar junto com vocês. Estamos falando dessas guerreiras que deixaram muitas vezes o trabalho, a família, e que foram para o Sindafep para lutar lado a lado para conquistarmos aquilo que temos hoje”, enalteceu o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos.

CONVITE PARA PARTICIPAREM DAS LIDERANÇAS SINDICAIS

No jantar, esteve presente a Diretora do Departamento de Integração Sindical da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e Vice-Presidente do Sindifisco-PB, Helena Bezerra de Medeiros, que compartilhou relatos dos desafios enfrentados dentro do Fisco da Paraíba e reforçou a importância das mulheres ocuparem cargos de liderança:

“Esse é um momento de congregação, mas vamos passar só uma mensagem: Nós, mulheres, estamos com o projeto de trazer as Auditoras Fiscais para compor as lideranças sindicais. Ainda sentimos que a representação nos cargos de liderança sindical não refletem a proporção de mulheres no Fisco. Nós entendemos a necessidade de estimular e fomentar essa participação da mulher na liderança sindical. Eu entendo que é um desafio, todos nós sabemos. Reconheço que a nossa carga de fato é muito grande: somos mães, esposas e mulheres que trabalham. E é por isso que pensamos: ‘como eu vou abraçar mais essa responsabilidade?’ Mas eu acho que a vida vai nos colocando nesse caminho e vamos desenvolvendo essa habilidade. Mulheres, eu sempre digo: o dia 8 de março é o momento em que nós recebemos flores e mensagens carinhosas, mas precisamos lembrar que também é um dia de luta, de lembrar do nosso movimento, de lembrar da luta pelo reconhecimento, para sermos escutadas. Eu trabalho em um Estado muito machista, o Fisco é um ambiente extremamente masculino. Uma verdadeira democracia precisa de mulheres na política sindical, na política partidária, nos governos, nos parlamentos. Por isso, eu faço um apelo para que todas as mulheres participem, não se acanhem, é importante entrarmos nessa luta.”

DIRETORIA DO SINDAFEP PRESTA SUA HOMENAGEM

Neste jantar em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Diretoria do Sindafep enaltece a luta e conquistas de cada uma das Auditoras Fiscais do Estado do Paraná e das servidoras da Secretaria de Estado da Fazenda. Sabemos que trilhar esse caminho não foi fácil, especialmente na área do Fisco, na qual ainda hoje a grande maioria dos profissionais são do sexo masculino. Pelo contrário, isso é extremamente desafiador.

Ser uma Auditora Fiscal exige coragem para assumir um cargo público que é um dos primeiros da civilização e quase sempre ocupado por homens ao longo da história da humanidade, em uma sociedade ainda machista. Exige integridade para cumprir com os seus deveres e fazer aquilo que é o certo. E, mesmo com tantos desafios, nos impressiona a forma como vocês fazem isso sendo inspiradoras nas atitudes, afetuosas nas relações e sábias para buscar soluções.

Reconhecemos como é difícil a todas as mulheres conciliar o casamento, a maternidade, a beleza feminina e o trabalho. Portanto, é isso que queremos enaltecer hoje: cada uma das suas melhores versões. Vocês são fortalezas e possuem a capacidade natural de enxergar os problemas sob vários pontos de vista, sempre com o cuidado para buscar a melhor solução.

A administração tributária do Paraná não seria tão eficiente sem vocês, mulheres, porque vocês procuram ser justas e solidárias em uma medida imensurável. É inspirador afirmar que, hoje, a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda do Paraná têm várias mulheres em cargos de liderança. No meio sindical, algumas mulheres aqui presentes também já fizeram muita diferença nos cargos de direção do Sindafep, o que exige mais coragem ainda.

Aliás, é evidente a falta de representatividade das mulheres no contexto político, mas vocês são a maior prova de que é possível enfrentar essa barreira com força e integridade. Cada passo dado, seja a aprovação no concurso público ou a direção de uma grande entidade, abre portas para que novas mulheres sejam inspiradas a seguirem o mesmo caminho que vocês. Um caminho de coragem, excelência, força e muita dedicação. Obrigado por transformarem os nossos dias!

DISCURSO EMOCIONADO DO PRESIDENTE DO SINDAFEP

Esse é um momento de reflexão para aquelas mulheres que um dia, de forma brava, colocaram em risco a sua própria vida para lutar pelos direitos de cada um de nós. Foi por meio de uma luta criada há muitos anos que foi estabelecido o 8 de março como uma comemoração do Dia Internacional da Mulher. Mas essa comemoração significa que a luta ainda continua.

São muitos os desafios, no mundo em que vivemos, onde ainda não há a igualdade tão almejada. É necessário que cada um de nós, homens, mulheres, estejamos juntos nessa luta pela igualdade. É por isso que a Fenafisco, que o nosso Sindafep e que a nossa categoria sempre lutou e vai continuar lutando. Vocês são mulheres bravas e guerreiras que fizeram concurso público, trabalharam em postos fiscais e muitos outros lugares.

Atualmente, temos em curso uma grande luta, mas temos também pessoas muito preparadas que estão nessa batalha. Além disso, temos tantas mulheres das quais nos orgulhamos. Aliás, eu tenho absoluta convicção que a nossa capacidade, o nosso intelecto, a nossa sabedoria, independe do sexo.  Obrigado a todas as mulheres que ao longo da história tem escrito seu nome e travado grandes lutas.

BEBÊ SOLIDÁRIO

O projeto Bebê Solidário, é uma iniciativa, sem fins lucrativos e apoiada pelo Sindafep. Desde 2013, o Bebê Solidário realiza a confecção e doação de enxovais de bebê a grávidas carentes, moradoras de Curitiba e Região Metropolitana. Neste jantar, ao invés de comprarem os convites, os filiados contribuíram para a iniciativa realizando Pix para o celular: 41988660524.

ILUSTRES CONVIDADOS

João Marcos de Souza – Presidente do Conselho de Representantes Sindicais do Sindafep e Vice-Presidente da Pública Central do Servidor.

Wanderci Polaquini – Segundo Vice-Presidente Eleito da Pública Central do Servidor e Vice-Presidente Sindical do Sindafep.

Helena Bezerra de Medeiros – Diretora do Departamento de Integração Sindical da Fenafisco e Vice-Presidente do Sindifisco da Paraíba.

Cristiane Berriel Lima da Silveira – Contadora Geral da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.