Servidores Públicos realizam teatro sobre educação fiscal para alunos do ensino médio

O evento realizado foi para divulgar e dar subsídios ao Concurso de Redação, Frases e Desenhos sobre Educação Fiscal

Nesta terça-feira (30), foi apresentada a peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, no teatro Marista, em Maringá, para alunos da instituição. A peça é uma comédia educativa inspirada no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e de autoria do Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A peça que aborda questões de cidadania fiscal de forma lúdica e divertida estreou em 2004 e encontra-se em cartaz desde então, percorrendo dezenas de municípios pelo Paraná, além de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina.

Este espetáculo teatral é encenado por servidores públicos da UEM, Receita Estadual, Receita Federal e Observatório Social de Maringá. O evento foi realizado para divulgar e dar subsídios ao Concurso de Redação, Frases e Desenhos sobre Educação Fiscal, que está ocorrendo no âmbito dos 25 municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá (envolvendo escolas públicas e particulares) e cujas inscrições vão até 26 de junho.

"Por meio da mensagem transmitida na forma de arte e do teatro aos alunos, proporciona aos mesmos conhecimento sobre os tributos para desenvolverem as redações e participar do concurso. Também contribui para formar cidadãos conscientes e com uma postura mais proativa diante do espaço público", informa a Auditora Fiscal Rosa Fátima dos Santos da comissão organizadora do Concurso.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) é membro do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE) e apoia as diversas ações desenvolvidas nas escolas, por entender a importância da conscientização sobre a função social do tributo na disponibilização dos serviços públicos e no controle social sobre  sua correta aplicação.