Notícias

Imagem

Prêmio Gestor Público Paraná contempla 41 projetos em Sessão Solene na Alep

Ao todo, 59 municípios se inscreveram na premiação, sendo que 26 deles foram contemplados em diferentes categorias

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) realizou nesta terça-feira, 31 de outubro, a cerimônia de encerramento da edição 2023. Dos 186 projetos homologados, 41 foram premiados. Neste ano, 59 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 26 deles foram contemplados. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que tem participação especial na premiação.

As iniciativas foram premiadas em diferentes categorias (veja abaixo): Troféus Melhor do Ano, Tema do Ano, Tecnologia e Inovação na Administração Pública, Saúde, Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, e Sustentabilidade; Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa. Os municípios só ficaram sabendo qual foi a premiação de seu projeto durante a solenidade.

Segundo Fernades dos Santos, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), entidade que realiza o PGP-PR, a premiação é uma oportunidade de colaborar com a população paranaense, ao passo que projetos individuais de cada cidade podem ser replicados em todo o Estado. “Nós entendemos que esta é uma excelente oportunidade de reconhecermos o trabalho feito pelas administrações municipais, seja os prefeitos, secretários e suas equipes, que promovem excelentes trabalhos e que muitas vezes não chegam ao conhecimento da população. Nosso objetivo é fazer com que essas ações sejam conhecidas e disponibilizadas para que outras cidades possam replicar”, destacou Fernades.

“É uma forma de vermos também como os recursos públicos estão sendo aplicados, como o ICMS, tributo que nós auditores fiscais trabalhamos todos os dias, que os municípios recebem 25% do que é arrecadado”, finalizou o presidente do Sindafep.

TEMA DO ANO — Com o tema “Moradia Sustentável: Realizando Sonhos e Preservando o Ambiente”, o PGP-PR buscou por projetos que promovessem moradias adequadas, com a construção com materiais menos agressivos ao meio ambiente e com métodos construtivos mais baratos, que levem menos tempo e mais sustentáveis. Um exemplo são residências com aproveitamento de água da chuva ou otimização do uso de energia.

Também faz parte desse escopo uma infraestrutura adequada no que envolve a residência, como acesso ao saneamento básico, por exemplo, tema do 5º PGP-PR, em 2017.

O coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Júnior, ressaltou que em 2023 o nível dos projetos inscritos e avaliados foi bastante elevado. “Essa foi uma edição muito boa, surpreendente. Foram excelentes projetos tanto no tema do ano, de moradia sustentável, quanto nas diversas áreas, com ideias inovadoras, que é o que realmente buscamos. Temos visto que as cidades têm investido em inovação, em flexibilidade de pensamento e de atuação, e isso tem sido bom para os munícipes e ótimo para o nosso prêmio, pois ele permite que conheçamos iniciativas diferentes”, celebrou Laerzio.

“Nós estamos direcionando nossos temas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Então o fato de ainda não termos trabalhado com o tema da moradia, aliado ao enorme déficit habitacional existente, sendo que um dos ODS é a promoção de moradia adequada, foi a grande motivação para escolha desse tema”, complementou o coordenador do PGP-PR.

Para o deputado estadual Ney Leprevost, que presidiu parte da Sessão Solene, ao lado do deputado Douglas Fabrício, a premiação incentiva os gestores públicos para a criação de bons projetos. “Este já é um prêmio tradicional e uma iniciativa louvável. Quando vemos que gestores estão se destacando por sua competência, por projetos sustentáveis e inovadores, criamos uma esperança de que cada vez mais se busque nos municípios do Paraná uma atuação voltada para as exigências que o mundo moderno impõe aos gestores públicos. São projetos de gestão solidária, participativa, ambientalmente corretas e responsáveis do ponto de vista social”, afirmou.

O prêmio de Melhor do Ano foi dividido entre duas prefeituras que, após a avaliação, ficaram empatadas tecnicamente. A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, recebeu um dos troféus de Melhor do Ano pelo projeto “Kit Moradia: Porta de Acesso a Direitos”. “Receber esse prêmio é uma alegria enorme, pois esse projeto está mudando vidas. Foram 65 unidades entregues e isso é fruto de um trabalho muito forte e dedicado da nossa equipe de habitação e da assistência social, levando moradia para quem mais precisa. Já fomos premiados no ano passado, e neste ano recebemos a premiação máxima. Ano que vem estaremos aqui novamente, tenho certeza”, comemorou a prefeita.

Já o prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, levou o outro troféu Melhor do Ano pela iniciativa “Capacita Rio Negro”. “Esse prêmio reflete o grande esforço do nosso povo, da minha equipe de secretários e servidores, que não medem esforços para fazer o bem e principalmente, fazer com que Rio Negro seja enlevado aos quatro cantos do nosso Paraná. Agradeço e estou muito emocionado, realizado. Sou professor e todo dia dou nota para a nossa administração. Hoje a nota é 10”, ressaltou o prefeito. A cidade enfrenta nas últimas semanas a cheia do rio Negro, que provocou enchentes e deixou famílias desabrigadas.

Maringá recebeu o troféu Tema do Ano pelo projeto “ProZEIS”. “O troféu vem confirmar que o nosso programa está fazendo a diferença na vida das pessoas, e abre as portas para todo o Estado, as cidades de pequeno, médio e grande porte estarem aprendendo com ele e a gente poder aprender também. Proporciona a troca de ideias sobre os desafios das cidades e nos dá fôlego para seguirmos nesse caminho e pensarmos em cada vez mais políticas públicas para melhorarmos a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Urbanismo e Habitação de Maringá, Estevão Palmieri, que representou o prefeito, Ulisses Maia.

Confira os projetos premiados e seus respectivos municípios:

TROFÉU MELHORES DO ANO

Projeto: Kit Moradia: Porta de Acesso a Direitos

Município: Rio Branco do Sul

Projeto: Capacita Rio Negro

Município: Rio Negro


TROFÉU TEMA DO ANO

Projeto: ProZEIS

Município: Maringá


TROFÉU ASSISTÊNCIA SOCIAL

1º LUGAR

Projeto: Central de Libras

Município: Toledo

2º LUGAR

Projeto: Protocolo Juventino: Juventude e Infância Ouvidas

Município: Balsa Nova


TROFÉU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

1º LUGAR

Projeto: Cidade do Pólen

Município: Morretes

2º LUGAR

Projeto: Programa São Miguel do Iguaçu Nota Fiscal Premiada

Município: São Miguel do Iguaçu

3º LUGAR

Projeto: Geoguarapuava

Município: Guarapuava


TROFÉU EDUCAÇÃO

1ª LUGAR

Projeto: Laboratório de Aprendizagem Criativa

Município: Ponta Grossa

2º LUGAR

Projeto: Estudante Exemplar

Município: Ivaiporã (Câmara Municipal)


TROFÉU SAÚDE

1º LUGAR

Projeto: Olhos da Minha Escola

Município: Medianeira

2º LUGAR

Projeto: Ampara: Centro Especializado de Atendimento a Pessoas com TEA

Município: Campo Mourão

3º LUGAR

Projeto: O Impacto das Cirurgias Eletivas para Nova Tebas e Municípios de Outras Regiões

Município: Nova Tebas


TROFÉU SUSTENTABILIDADE

1º LUGAR

Projeto: Oficina Social: Programa Bem Reciclar

Município: Cascavel

2º LUGAR

Projeto: Programa Luz Solar para Todos

Município: Itaipulândia


TROFÉU TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto: Aluno Conectado

Município: Toledo


CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO

Projeto: CICOM - Centro Integrado de Controle e Monitoramento

Município: Cascavel

Projeto: Programa Adote uma Praça

Município: Cascavel

Projeto: Programa Felicidade do Idoso

Município: Cascavel

Projeto: Iluminação Pública em LED

Município: Catanduvas

Projeto: PAE - Pesquisa-ação na Escola

Município: Curitiba

Projeto: Saúde Digital: Inteligência Artificial na Triagem, Monitoramento e Teleconsulta

Município: Guarapuava

Projeto: Coleta Solidária

Município: Itaipulândia

Projeto: Centro Novo de Ivaiporã: Fortalecido, Sustentável e Desenvolvido

Município: Ivaiporã

Projeto: Cartão Auxílio Escolar

Município: Medianeira

Projeto: Minha Família Contra o Aedes

Município: Missal

Projeto: Nova Tebas: Morar Melhor

Município: Nova Tebas

Projeto: Cidade do Conhecimento

Município: Palmas

Projeto: Paz nas Escolas

Município: Palmeira

Projeto: Programa de Formação e Assessoramento Pedagógico

Município: Palmeira

Projeto: Comunicação Hype de Eventos

Município: Paranavaí

Projeto: Inovação no Cuidado à Pessoa em Situação de Acumulação

Município: Pinhais

Projeto: EcoÓleo Quatro Barras: Uma Nova Visão para a Gestão do Óleo

Município: Quatro Barras

Projeto: Implantação de Sistemas de Energia Limpa e Renovável em Prédios Públicos

Município: Santa Terezinha de Itaipu

Projeto: Programa Castrapet e Pesquisa Leishmaniose Visceral Canina

Município: Santa Terezinha de Itaipu

Projeto: Parque das Águas

Município: Toledo

Projeto: Complexo Poliesportivo e Turístico de Inclusão Social

Município: Tomazina

Projeto: Canalização do Córrego Central

Município: Ubiratã

Projeto: Programa Agentes de Cidadania

Município: Ubiratã


MENÇÕES HONROSAS

Projeto: Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar

Município: Campo Mourão

Projeto: Banco da Mulher

Município: Cascavel

PRESENÇAS — Pelo Sindafep, além do presidente, participaram o vice-presidente de Finanças, Agenor Carvalho Dias, e o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, Osmar de Araújo Gomes. Integraram a mesa os deputados estaduais Ney Leprevost, Douglas Fabrício, Flávia Francischini, Marli Paulino, Soldado Adriano José e Tiago Amaral, e o 1º tesoureiro da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Cambira, Emerson Pires.

Participaram da cerimônia de encerramento:

  • o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti;
  • o prefeito de Catanduvas, Moisés Aparecido de Souza;
  • a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates;
  • o prefeito de Ivaiporã, Luis Carlos Gil;
  • o prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari;
  • o prefeito de Morretes, Sebastião Brindaroli Junior;
  • o prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos;
  • o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou;
  • o prefeito de Palmeira, Sérgio Luis Belich;
  • o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes;
  • a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo;
  • a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt;
  • o prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo;
  • a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad;
  • o prefeito de Rio Negro, James Valério;
  • a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende;
  • o prefeito de Toledo, Beto Lunitti;
  • o prefeito de Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso;
  • o vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees;
  • o vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Rodrigues;
  • o presidente da Câmara de Ivaiporã, Edivaldo Aparecido Montanheri;
  • o secretário de Urbanismo e Habitação de Maringá, Estevão Palmieri;
  • a superintendente da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Andressa Woellner;
  • o representante da prefeitura de Cascavel, Ricardo Burgareli;
  • a representante da prefeitura de Guarapuava, Monica Rodrigues Rubio;
  • além de representantes das entidades parceiras do PGP-PR.

TEMA 2024 — Durante a solenidade, foi lançada a 12ª edição do PGP-PR, que terá como tema “Educação Fiscal e Cidadania”, com o objetivo de estabelecer uma nova consciência sobre o papel de cada indivíduo em relação à coletividade. A premiação irá buscar iniciativas que levem os cidadãos a adquirir uma nova consciência e uma maior responsabilidade social, como contribuintes, usuários dos serviços públicos e fiscalizadores de sua oferta, custo e qualidade.

“O PGP-PR hoje é referência e serve como um banco de ideias. São mais de 1.400 iniciativas que podem ser replicadas nos municípios. Esse tema de educação para a cidadania busca colocar o munícipe, o cidadão, no centro do debate, fazendo com que ele entenda como paga os impostos e para onde esses recursos são destinados. Ele não é apenas um usuário do serviço público, mas também um partícipe, um controlador do serviço público”, explicou Laerzio.

APOIO — O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013, e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Fomento Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Otium Seguros, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com cooperação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e apoio técnico da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Veja abaixo a Sessão Solene da premiação do 11º Prêmio Gestor Público Paraná.

Veja abaixo as fotos da cerimônia de encerramento da 11ª edição do PGP-PR.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.