Prêmio Gestor Público promove boas práticas na administração pública

Wanderci Polaquini - Presidente do SINDAFEP
Com a 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná concluída e a 7º em curso, orgulhosamente, podemos afirmar que o objetivo mais uma vez está sendo atingido. Na última premiação, foram apresentados 121 projetos, em 18 áreas de governo e ficamos muito honrados em informar que, atualmente, o PGP-PR mantém em seu site um banco com 704 projetos à disposição de todos os gestores do nosso estado e do país para serem replicados em seus municípios.

A cada ano fica mais evidente o reconhecimento institucional e a credibilidade conferida pelos critérios, pela transparência na execução e, fundamentalmente, pela qualidade técnica das pessoas envolvidas nos processos de avaliação, classificação e julgamento dos projetos, fatores estes que, somados ao empenho dos gestores em desenvolver e disponibilizar os seus projetos ao crivo público, garantem o sucesso a cada edição.

Esta iniciativa de reconhecer a excelência das ações de governo que realmente apresentam resultados objetivos para a sociedade está estimulando o desenvolvimento de centenas de projetos de ações do poder público e, em um futuro próximo, acreditamos que os frutos deste programa beneficiarão milhões de paranaenses.

Vivemos um momento de muitos clamores da sociedade em razão da atuação do poder público, cobrando, sobretudo, ações mais ágeis, resolutivas e inovadoras em relação às demandas da população em todos os segmentos.

Esta consciência do direito de cobrar a confiança depositada através do voto por cada cidadão, tem se firmado contundentemente com a velocidade e com o acesso à informação disponibilizada pelos mais diversos meios tecnológicos e, seguramente, esta conscientização elevará os níveis de exigência da sociedade sobre os seus diretos de cidadão e contribuinte.

Somente com a gestão responsável dos recursos públicos e a execução de projetos de excelência e com elevados índices de resolubilidade poderemos entregar políticas públicas minimamente desejáveis, especialmente aquelas que dão resposta às demandas mais prementes da população.

O Prêmio Gestor Público é uma poderosa ferramenta e contribui significativamente para a implementação, para a sua manutenção e, sem dúvida, para a continuidade dos projetos exitosos nas gestões posteriores e, neste sentido, devemos frisar que a importância do PGP-PR está não somente na premiação propriamente, mas no legado deixado pelos projetos em execução aos futuros gestores e demais municípios que terão à sua disposição um banco de ideias e boas práticas de gestão.

O Prêmio Gestor Público é, sem dúvida, uma iniciativa de inestimável relevância para a sociedade e, por essa razão, nós do Sindafep externamos os nossos mais sinceros agradecimentos aos nossos parceiros que são determinantes para o sucesso deste Prêmio, aos membros da comissão julgadora e em especial a todos os Auditores Fiscais que percorrem incansavelmente os 399 municípios do estado, trabalhando na divulgação, no incentivo, no assessoramento e na avaliação dos projetos.

Agora, mais uma vez, teremos a oportunidade de premiar novas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento dos nossos munícipios. As inscrições já estão abertas para o Prêmio Gestor Público Paraná 2019, cada cidade poderá inscrever cinco projetos até o dia 31 de julho. O tema desse ano é o Urbanismo, planejar o município é melhorar a vida!

Wanderci Polaquini
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP